sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

CBF divulga horários dos jogos da primeira fase da Copa do Brasil


A CBF divulgou na tarde desta sexta-feira a tabela detalhada dos confrontos da primeira fase da Copa do Brasil. Os primeiros jogos ocorrerão nos dias 16 e 17 de março. Os primeiros confrontos têm duelos marcados até o dia 28 de abril. No entanto, nas duas primeiras fases da competição, o clube visitante que vencer seu duelo de ida por dois ou mais gols de diferença se classificará  No dia 16, o Flamengo encara o Confiança em Aracaju. O Botafogo pega o Coruripe-AL em Alagoas no dia 5 de abril. O Fluminense enfrenta o Tombense no dia 6, em local ainda a definir. O Cruzeiro visita o Campinense no dia 13 de abril, também em local ainda indefinido. Vasco e Santos fazem suas estreias na mesma semana. No dia 20 de abril, o Cruz-Maltino enfrenta o Remo. No dia 21, o Peixe faz o duelo com seu xará do Amapá, em Macapá.Os cinco clubes que estão na Libertadores – Corinthians, Atlético-MG, Palmeiras, Grêmio e São Paulo – entram apenas nas oitavas de final. O Internacional, melhor equipe do Brasileirão que não conseguiu a classificação para a competição continental, também entrará na Copa do Brasil apenas nas oitavas. A CBF não confirmou as datas da segunda fase, mas deixou os dias 4, 11 e 18 de maio reservados para os confrontos.

Deputados do RN estão envolvidos em fraudes do Idema, diz advogado

Advogado Fábio Hollanda (Foto: Adriano Abreu/Tribuna do Norte)

Responsável pela defesa do ex-diretor do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Gutson Johnson Giovany Reinaldo Bezerra, o advogado Fábio Hollanda afirmou nesta sexta-feira (19) que políticos estão envolvidos no esquema fraudulento do Idema investigado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte. De acordo com Hollanda, uma delação premiada de Gutson deverá esclarecer "tudo o que aconteceu no Idema e na Assembleia Legislativa"Hollanda não revela quem são os políticos e nem os cargos que ocupam. Contudo, afirma que os envolvidos são, sobretudo, da Assembleia Legislativa.A audiência de instrução do ex-diretor está marcada para segunda-feira (22), quando outros cinco réus também serão ouvidos. Segundo Hollanda, Gutson foi orientado a falar a verdade sobre o que está no processo, no entanto, advertiu que os detalhes que o cliente conhece - mas que não constam nos autos - só serão revelados caso o MP assine o acordo de delação premiada.

Polícia revela tráfico de drogas a partir de presídios do RN; 100 são presos

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte admite que parte das drogas comercializadas na Grande Natal vem de São Paulo, e que todo um esquema logístico estava sendo coordenado de dentro dos presídios do estado. As informações foram divulgadas juntamente com os números finais da operação Barreiros, realizada nesta sexta-feira (19) pela Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) em três cidades região Metropolitana da capital potiguar e em São Paulo. Durante um ano de investigações, mais de 100 pessoas foram presas - 30 delas (26 homens e 4 mulheres) somente nesta sexta. Os mandados foram cumpridos em Natal, Ceará-Mirim e Parnamirim. O grupo é suspeito de integrar uma associação criminosa envolvida com tráfico de drogas, homicídios, roubos e furtos.Das 30 prisões cumpridas, 13 delas foram executadas em presídios, ou seja, suspeitos que já se encontram encarcerados receberam nova voz de prisão. “Mesmo estando presos, eles comandavam a realização de delitos de dentro de presídios”, ressaltou a Denarc.

Facebook e Twitter se unem ao lado da Apple contra o FBI


A resistência da Apple à pressão do FBI para criar uma maneira de burlar a segurança de seus iPhones - que já recebeu apoio da Microsoft, do Google e do WhatsApp - passou ontem a contar também com o suporte do Facebook e do Twitter.A rede social de Mark Zuckerberg soltou ontem uma declaração ao USA Today na qual ela expressa sua discordância com a postura assumida pelo FBI, e demonstra seu apoio à decisão de Tim Cook de não responder às demandas do governo americano."Nós condenamos o terrorismo e temos total solidariedade com as vítimas do terror.

Curtinha: América-RN acerta com volante Pedro Ivo, ex-Alecrim

O América-RN acertou a contratação do volante Pedro Ivo, de 25 anos. O jogador se apresentou ao clube na tarde da quarta-feira e passará por exames nesta quinta-feira. No futebol potiguar, o jogador já teve passagens por Alecrim, em 2014, e Potiguar de Mossoró, em 2015. Jogador do Santa Cruz de Natal, ele estava atuando pelo Expresso Jerimum, equipe do Sindicato dos Atletas Profissionais do RN para que os jogadores sem clube possam manter a forma física.
Pedro Ivo, volante do Alecrim (Foto: Gabriel Peres/Divulgação)Pedro Ivo em sua passagem pelo Alecrim, no ano de 2014 (Foto: Gabriel Peres/Divulgação)
- Me considero um jogador versátil dentro de campo e de bom toque de bola. Gosto de sair para o jogo e ajudar na armação de jogadas, saindo com a bola dominada da defesa para o ataque. O América é um time grande do Nordeste e me sinto muito feliz em poder ter a oportunidade de vestir essa camisa - comentou o jogador.
Além de Pedro Ivo, o América-RN contra com os volantes Felipe Macena, Thiago Dutra, Léo, Bruno Renan, Alexandre, Júlio Terceiro e Gualberto.
FICHA TÉCNICA
Nome: Pedro Ivo Gomes da Silva
Nascimento: 02/11/1990 (25 anos)
Naturalidade: Salvador-BA
Altura/Peso: 1,76cm/67Kg
Posição: Volante
Clubes por onde passou: Crateús-CE, XV de Jaú-SP, Comercial-SP, Sousa-PB, Alecrim-RN, Potiguar de Mossoró-RN, Serrano-BA e Treze-PB. 

Copa do Nordeste: CBF altera horário do jogo entre América-RN e CRB

A Confederação Brasileira de Futebol alterou o horário de início da partida entre América-RN e CRB, válida pela quarta rodada da Copa do Nordeste. O jogo, anteriormente marcado para as 19h30, passou para as 19h15. Segundo o comunicado divulgado pela entidade que organiza a competição, a mudança ocorre em virtude da adequação à grade de programação da televisão. 
Arena das Dunas TR ABC x Atlético-GO (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)Arena das Dunas será palco de América-RN x CRB pela Copa do Nordeste (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)

América-RN e CRB estão inseridos no Grupo B do Nordestão e se enfrentam no dia 2 de março, na Arena das Dunas, em Natal. O time de Natal divide a primeira colocação da chave com outro alagoano, o Coruripe, ambos com quatro pontos. O CRB aparece em terceiro, com três pontos, e à frente apenas do lanterna Estanciano, que ainda não marcou pontos.

Após sentir coxa, zagueiro Gustavo passa a ser dúvida no América-RN

O zagueiro Gustavo passou a ser dúvida no América-RN para a o jogo deste domingo, contra o Baraúnas, em partida válida pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Potiguar. O defensor deixou o jogo contra o Estanciano, na última terça-feira, ainda no início do segundo tempo da partida pela Copa do Nordeste, sentindo dores na parte posterior da coxa esquerda. O jogador passou por exames médicos que não acusaram uma lesão, mas como ainda sente incômodo, participou apenas de uma leve corrida em torno do gramado do campo do CT Abílio Medeiros, na tarde desta quinta-feira.
Gustavo - zagueiro do América-RN (Foto: Canindé Pereira/Divulgação)Gustavo deixou o jogo contra o Estanciano com dores na coxa esquerda (Foto: Canindé Pereira/Divulgação)


Gustavo segue em tratamento para participar do jogo com o Leão do Oeste, no próximo domingo. Caso seja vetado pelo departamento médico, o zagueiro Richardson é quem ganha a vaga. Com Flávio Boaventura ainda fora e Gustavo em tratamento, o técnico Guilherme Macuglia só tem como opções para a zaga a dupla Zé Antônio Potiguar e Richardson. 

Dados sobre gastos em educação de 2015 já podem ser enviados pelos gestores municipais

19022016_SIOPE_MEC


Gestores municipais já podem enviar as informações sobre os gastos em educação referentes a 2015 para o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope). A versão 2015 já está disponível para downloads na página do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 
O Siope coleta informações sobre aplicações em manutenção e desenvolvimento de ensino (MDE) de Estados e Municípios. 
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta aos gestores que o prazo para envio é até 30 de abril. Para enviar essas informações basta instalar o programa. Segundo informações do FNDE, gestores com pendências em 2014 não conseguirão realizar o envio das informações de 2015. Para transmitir as informações, é necessário enviar os anos pendentes para depois dar prosseguimento ao atual. 
É importante estar atento, pois, quando os dados não são transmitidos para o sistema, ou quando não comprovada a utilização do mínimo de 25% da receita de impostos em MDE, o Município torna-se inadimplente no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc). A inadimplência impede o recebimento de transferências voluntárias e impossibilita a celebração de novos convênios com órgãos federais. 


Micro e pequenas empresas podem pedir prioridade para exame de patente

19022016_emprendendor_ebc
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) lançou o projeto vai permitir às microempresas e empresas de pequeno porte requererem prioridade do exame de pedidos de patente.  Lançado na última quarta-feira, 17 de fevereiro, projeto Patente MPE será executado em um ano, com até 300 vagas de pedidos.Será preciso cumprir algumas regras para que o exame prioritário do pedido de patente seja aceito, destacando-se a condição de que o depositante seja enquadrado como microempresa ou empresa de pequeno porte. o Inpi é vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).O requerimento de exame prioritário é gratuito, mas apenas o próprio depositante pode solicitar o andamento prioritário do pedido de patente. Nos próximos dias, o Inpi publicará resolução com todas as condições de participação e operacionalização do projeto.

Emprego industrial cai 0,6% em dezembro e fecha 2015 em -6,2%

12012016_industria_ebc
Em dezembro de 2015, a quantidade de trabalhadores empregados na indústria apresentou queda de 0,6%, quando comparada ao mês anterior. Na série levantada pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE), está é a 12ª taxa negativa consecutiva, acumulando nesse período perda de 7,8%.Na comparação com dezembro de 2014, o emprego industrial caiu 7,9%. O decréscimo representa o 51º resultado negativo consecutivo nesse tipo de confronto e o mais intenso desde o inicio da série histórica. Com isso, o índice acumulado no ano de 2015 ficou em -6,2%, redução mais elevada desde o primeiro ano do levantamento, em 2002.O contingente de trabalhadores apontou redução nos 18 ramos pesquisados, com destaque para o setor de transporte (-14,3%), máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (-16,2%), máquinas e equipamentos (-11,3%), borracha e plástico (-12,7%), vestuário (-9,8%), produtos de metal (-10,5%), minerais não-metálicos (-9,8%), outros produtos da indústria de transformação (-11,2%), alimentos e bebidas (-2,2%), produtos têxteis (-9,2%), metalurgia básica (-9,4%), calçados e couro (-5,3%), papel e gráfica (-3,6%), madeira (-7,9%), indústrias extrativas (-4,4%) e produtos químicos (-1,9%).

BNDES renova programa de apoio à inovação para micro, pequenas e médias empresas


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) renovou até 30 de setembro de 2018 a vigência do Programa BNDES de Apoio à Micro, Pequena e Média Empresa Inovadora (BNDES MPME Inovadora), com mais R$ 300 milhões de investimento. Lançado em janeiro de 2014 para estimular investimentos em inovação e aumentar a competitividade das companhias de menor porte, o BNDES MPME Inovadora encerrou sua primeira fase em dezembro de 2015 com 137 operações aprovadas, no valor de R$ 261,2 milhões. Das empresas que acessaram os recursos do programa, 24,5% não tinham relacionamento anterior com o BNDES. Além disso, 57,7% das operações contaram com a cobertura do Fundo Garantidor para Investimentos (BNDES FGI). Investimentos

Congresso promulga PEC que abre janela para troca-troca de partidos


Foi promulgada nesta quinta-feira (18), pelo vice-presidente do Congresso Nacional, Wladir Maranhão (PP-MA), a Emenda Constitucional 91/2016 que abre espaço para que os candidatos às eleições deste ano, que exercem mandatos de deputados ou vereadores, mudem de legenda. A emenda abre a chamada janela partidária, um período de 30 dias após a promulgação da PEC para que os deputados federais mudem de partido sem que haja punição por parte da Justiça Eleitoral e “sem prejuízo do mandato, não sendo essa desfiliação considerada para fins de distribuição dos recursos do Fundo Partidário e de acesso gratuito ao tempo de rádio e televisão”. A medida não afeta senadores, nem autoridades que ocupam cargo no Executivo, que já são livres para trocar de legenda sempre que desejarem.

Meteorologistas preveem chuvas abaixo do normal


Foi encerrada na manhã desta sexta-feira (19), na sede da EMPARN, a II Reunião de Análise e Previsão Climática para o Nordeste Brasileiro. A conclusão do encontro é de chuvas abaixo do normal para o período de março a maio de 2016 no setor norte da Região Nordeste. De acordo com os especialistas, a constatação foi feita “diante de um quadro onde persiste o Fenômeno El Niño no Oceano Pacífico e um Oceano Atlântico indefinido, além dos modelos de previsão climática apontarem para chuvas abaixo do normal”. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o principal Sistema Meteorológico responsável pela ocorrência de chuvas no Nordeste. Ela é influenciada pelas variáveis climáticas ligadas aos oceanos Pacífico e Atlântico. Para os meteorologistas, ‘variáveis como a temperatura superficial, vento e pressão atmosférica sobre os oceanos tem forte correlação com as chuvas que ocorrem durante os meses de março a maio sobre a região Norte do Nordeste e, o seu monitoramento possibilita a elaboração de prognósticos mais confiáveis em relação a ocorrência de chuvas, tanto na questão da distribuição temporal como espacial”. A próxima Reunião de Análise e Previsão Climática será realizada em Recife/PE.

Salgueiro supera "apagão", vence ABC por 2 a 0 e assume a liderança

Salgueiro x ABC (Foto: Ednardo Blast/ TV Grande Rio)
O Salgueiro é o novo líder do grupo A da Copa do Nordeste. Na noite desta quinta-feira, o Carcará vence em casa, no Estádio Cornélio de Barros, o ABC por 2 a 0 e assumiu a ponta da tabela, com quatro pontos. Apesar de estar empatado em número de pontos com o Campinense, o time pernambucano tem melhor saldo de gols - dois contra um. O baixo desempenho técnico das duas equipes em campo acabou ficando de lado por conta do "apagão", já que um dos disjuntores do estádio apresentou um defeito e provocou uma queda de energia, que durou 26 minutos.
Os gols da equipe pernambucana foram marcados pelo atacante Piauí, aos cinco minutos do primeiro tempo, e Jefinho Berger, aos 19 minutos do segundo tempo. A partida ainda reuniu um público de 5.377 espectadores, em virtude de uma promoção realizada pela diretoria do Salgueiro, que colocou os ingressos com preços de R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia). A renda do jogo foi de R$ 8.978,00.Na próxima rodada, o ABC joga em casa contra o Imperatriz, no Estádio Frasqueirão. A partida acontece no dia 24 de fevereiro, às 19h30. O Salgueiro encara, no dia 25 de fevereiro, no Estádio Amigão, o Campinense. O jogo está marcado para as 19h.

Christine Lagarde se mantém à frente do FMI por mais 5 anos

Diretora do FMI, Christine Lagarde já disse que está aberta a concorrer ao cargo novamente  (Foto: AFP)

Christine Lagarde foi reconduzida nesta sexta-feira (19) à frente do Fundo Monetário Internacional (FMI) para um novo mandato de cinco anos, num momento em que a economia mundial vive momentos difíceis, anunciou a instituição em um comunicado, segundo a agência France Presse.Única candidata, a ex-ministra da economia francesa de 60 anos recebeu o apoio de vários países membros do FMI, incluindo França, Estados Unidos e países da América Latina, e iniciará seu mandato em julho.

"Estou encantada por ter a oportunidade de conduzir o FMI como diretora-gerente por um segundo termo de cinco anos, e agradeço a contínua confiança e o apoio do Diretório do Fundo e de seus 188 países membros", expressou Lagarde em um comunicado.Nomeada à frente do FMI em julho de 2011 para cinco anos, a ex-ministra francesa de Economia apresentou oficialmente sua candidatura em 22 de janeiro.Assim, a diretora-gerente do FMI renovou seu mandato para o período 2016-2021.

OMS diz que pode levar 6 meses para provar ligação de zika e microcefalia

 Segundo a OMS, o Sudeste Asiático é a área mais vulnerável para proliferação do zika vírus; na foto, técnico de laboratório mostra uma amostra de sangue analisada no Instituto Nacional de Saúde de Lima, no Peru; laboratório testa para a presença de zika (Foto: Reuters/Mariana Bazo)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou, nesta sexta-feira (19), que as evidências que apontam para a associação entre o vírus da zika e a microcefalia são cada vez mais fortes, mas ainda pode levar de 4 e 6 meses para provar definitivamente que a relação existe.Apesar de a OMS reiterar que ainda faltam evidências mais conclusivas sobre a relação entre zika e microcefalia, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, voltou a afirmar, nesta sexta-feira, que o vírus causa microcefalia e síndrome de Guillain-Barré.A organização informou também, segundo a Reuters, que irá convocar um grupo de discussão sobre o controle do mosquito Aedes aegypti para daqui a três ou quatro semanas. O grupo deve avaliar estratégias novas, incluindo o mosquito geneticamente modificado. O Aedes é responsável pela transmissão dos vírus da zika, dengue, chikungunya e febre amarela.Também foi anunciada uma reunião em março que deve discutir os rumos das pesquisas para diagnóstico e desenvolvimento de vacina contra o vírus da zika.

PF investigará FHC se houver indício de crime, afirma Cardozo


O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse hoje que a Polícia Federal vai investigar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso “se houver indícios de práticas criminosas”.  Segundo a jornalista Miriam Dutra, o ex-presidente enviou dinheiro a ela no exterior com ajuda da empresa Brasif Exportação, concessionária à época das lojas duty free nos aeroportos brasileiros. Miram e Fernando Henrique tiveram um relacionamento extraconjugal entre 1985 e 1991.O ministro Cardozo falou com os jornalistas nesta sexta-feira (19), em visita ao Parque Aquático Maria Lenk, no Parque Olímpico, na Zona Oeste do Rio, onde ocorria um teste de segurança para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
Ao ser perguntado se falaria sobre a denúncia de Miriam Dutra, Cardozo afirmou:  “Não vou me pronunciar sobre esse assunto. Mas, se houver indícios de eventos puníveis, a PF fará as investigações necessárias. Isso se aplica não somente ao FHC, mas a todos os brasileiros. Se houver indícios de práticas criminosas e se houver eventos puníveis, de acordo com a lei federal."O ex-presidente negou que tenha utilizado a empresa Brasif S/A Exportação e Importação para enviar ao exterior recursos para a jornalista Miriam Dutra.

Conheça o carro movido a hidrogênio que faz 480 km sem abastecer

Empresas trabalham para desenvolver a tecnologia do carro movido a hidrogênio (Foto: BBC/Reprodução)

Uma companhia britânica diz ter obtido um resultado surpreendente. O carro batizado de "Rasa" é movido a hidrogênio e consegue fazer 480 quilômetros antes de ter que abastecer.O problema é que ele chega apenas à velocidade de 100 km/h, o que não é suficiente para algumas rodovias. Além disso, ainda não há postos de hidrogênio em qualquer esquina.

Seis cidades ficam sem abastecimento no interior do RN

Seis cidades do interior do Rio Grande do Norte estão sem abastecimento de água. De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do estado (Caern), as chuvas registradas na noite desta quinta-feira (18) danificaram a adutora Médio Oeste, na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Jucurutu. As cidades de Paraú, Triunfo Potiguar, Campo Grande, Janduís, Messias Targino e Patu permanecem com o abastecimento suspenso.Durante a chuva da noite desta quinta-feira, faltou energia elétrica e o abastecimento para as seis cidades foi paralisado. Após o retorno da energia, um operador da Caern tentou religar a captação, mas o sistema não respondeu em função do deslocamento do flutuante. Um riacho que passa no local acumulou bastante água e também rompeu o acesso às tubulações. A empresa está trabalhando para regularizar o fornecimento de água.A Caern avalia a extensão dos danos e não há previsão de retorno do abastecimento.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Mulher é presa com drogas nas partes íntimas e carregador de celular em ovos

Uma mulher foi detida tentando entrar no Centro de Detenção Provisória – CDP de Apodi, na manhã desta quarta-feira (17), tentando entrar com droga dentro da vagina e com ovos recheados com um carregador de celular. 

 O flagrante foi registrado pelos agentes penitenciários, que encaminharam a infratora para a Delegacia de Polícia Civil para o registro da ocorrência. 

Extrato de saque do Bolsa Família alerta para cuidados com a Zika

Beneficiários do Bolsa Família receberam nesta terça-feira (16) mensagens de alerta sobre o mosquito Aedes aegypti ao sacar o pagamento da complementação de renda. As mensagens impressas nos extratos bancários convocam os beneficiários a se engajar no combate ao mosquito que transmite a dengue, a chikungunya e o vírus Zika, associado a casos de microcefalia em bebês. 

As gestantes do Bolsa Família que já fazem acompanhamento pré-natal recebem nos extratos bancários mensagens especiais sobre o uso de repelentes e de roupas que cubram braços e pernas. Em geral, as mensagens destacam alguns cuidados necessários para evitar o nascimento do mosquito, como não deixar água parada em calhas, pneus, garrafas, plantas e lixo.

Flamengo e Ronaldinho chegam a acordo: clube vai pagar R$ 17 milhões

Ronaldinho Flamengo x Lanús (Foto: Maurício Val / Vipcomm)Ronaldinho nos tempos de Flamengo: indenização de R$ 17 milhões (Foto: Maurício Val / Vipcomm)
Flamengo e Ronaldinho, enfim, se entenderam. Clube e jogador chegaram a acordo, homologado nesta quarta-feira na 9ª Vara do Trabalho do TRT da 1ª Região do Rio de Janeiro. O clube vai pagar R$ 17 milhões no total ao craque. A primeira parcela será de R$ 5 milhões, dividindo os R$ 12 milhões restantes em 10 parcelas mensais. A juíza do trabalho Daniela Valle da Rocha Muller homologou o termo de conciliação do processo de número 0000.681.71.2012.501.0009. 

Da verba total, R$ 8,750 milhões correspondem à cláusula desportiva, R$ 6,250 milhões de multa pela rescisão unilateral de contrato e mais R$ 2 milhões de indenização por danos morais. O Flamengo ainda terá que arcar com as custas do processo, calculadas em R$ 340 mil. A primeira parcela deve ser paga no início de março.

Família procura por paciente que fugiu do Walfredo Gurgel

z












O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) solicita a ajuda de toda a população para encontrar o paciente Luiz Francisco Ribeiro, 70 anos, que fugiu do hospital, às 7h19 desta quinta-feira (18), contra a vontade da família.
A última vez que foi visto, Luiz vestia uma bermuda jeans, uma camiseta de botão rosa (a mesma da foto abaixo), sandália de dedo e portava uma bolsa azul. Com diagnóstico de um coágulo na cabeça, o paciente está desorientado e um pouco agressivo.
Qualquer informação que possa levar à identificação ou ao encontro do paciente deve ser repassada para Marcone (filho) através do telefone 99115-7628, para Francisca (esposa) no 99191-0432 ou ainda no residencial 2010-7321.

Agricultor espanca filho de 16 anos em Apodi/RN por ele ser homossexual

Agricultor espanca filho de 16 anos em Apodi/RN por ele ser homossexual“Combater o jeitinho de homossexual”. Este foi o motivo apresentado por um agricultor após agredir o filho de 16 anos na tarde da ultima terça-feira (16) na cidade de Apodi, na região Oeste do Rio Grande do Norte.
Ele foi preso em flagrante e autuado na Delegacia de Polícia Civil do município.
A denúncia foi feita por vizinhos através do 190. O pai (de nome preservado por determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente) estava agredindo o filho com socos. Ao chegar ao local, a PM constatou o fato.
O adolescente foi levado por populares até o Hospital Regional Hélio Morais Marinho desacordado e com várias escoriações pelo corpo. Há suspeitas de fraturas de costelas.
O pai foi levado até a delegacia onde prestou depoimento. Ele contou que se desentendeu com o filho por que vinha notando uma tendência homossexual há cerca de um ano, e que o agrediu para “combater o jeitinho”.

Baía dos Golfinhos, na Pipa, é a terceira praia mais bonita do Brasil, segundo o TripAdvisor

Baía dos Golfinhos, na Pipa, é a terceira praia mais bonita do Brasil, segundo o TripAdvisorAs praias de Baía dos Golfinhos e da Ponta do Madeiro, em Tibau do Sul, foram eleitas pelos usuários do TripAdvisor, site de viagens e reservas online, entre as mais belas do Brasil em uma lista de 25 destinos brasileiros de sol e mar.
O anúncio dos ganhadores do prêmio Travelers’ Choice Praias 2016 foi feito no próprio site e destaca que o mês ideal para visitar Pipa e ver golfinhos é dezembro (período 24% mais barato do que a média do ano, segundo o TripAdvisor).
O destino Pipa ainda se destaca entre as praias mais belas da América do Sul. A lista com os vencedores foi determinada com base em milhões de opiniões e avaliações dos viajantes de todo o mundo no decorrer de um período de 12 meses.
No Brasil, 25 praias foram premiadas. O Nordeste é a região com o maior número de vencedores: 15 no total, seguido pelo Sudeste (sete) e Sul (três). A Baia do Sancho, em Fernando de Noronha, foi eleita a melhor praia do País pelo terceiro ano consecutivo. Já entre as top 10 da América do Sul, cinco são brasileiras.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

FNF publica arbitragem para última rodada da Copa Cidade do Natal

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol definiu, na tarde desta quarta-feira, a escala de arbitragem para a última rodada da Copa Cidade do Natal, que equivale ao primeiro turno do Campeonato Potiguar. A rodada começa no sábado, com Assu e Alecrim, às 17h, que terá arbitragem de Leandro Sales Barchz. No domingo, ocorrem três jogos serão realizados às 19h30, quando serão definidos finalistas do primeiro turno.
Zandick Gondim Alves Júnior - árbitro potiguar (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)Zandick Gondim Alves Júnior apita o jogo entre Palmeira-RN e Globo FC (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)

O árbitro Caio Max Augusto Vieira foi o sorteado para a partida entre América-RN e Baraúnas, na Arena das Dunas. O duelo entre Potiguar de Mossoró e ABC, no Estádio Nogueirão, será comandado pelo árbitro Emanoel Eduardo Marinho. No Nazarenão, a arbitragem será de Zandick Gondim Alves Júnior.
Confira a escala da arbitragem:
Sábado (20/02)
Assu x Alecrim
Estádio Edgarzão (Assu) - 17h
Árbitro: Leandro de Sales Barchz
Assistentes: Edilene Freire da Silva e Giovanne Luigi de Medeiros

Domingo (21/02)

América-RN x Baraúnas
Arena das Dunas (Natal) - 19h30
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira
Assistentes: Flávio Gomes Barroca e Lorival Cândido das Flores

Palmeira-RN x Globo FC
Estádio Nazarenão (Goianinha) - 19h30
Árbitro: Zandick Gondim Alves Júnior
Assistentes: Vinicius Melo de Lima e Rômulo Bruno Campos Alves

Potiguar de Mossoró x ABC
Estádio Nogueirão (Mossoró) - 19h30
Árbitro: Emanoel Eduardo Marinho
Assistentes: Leandro Lincoln Santos Neves e Ruan Neres Souza de Queirós

Homem rouba cavalo avaliado em 20 mil reais e é preso em Pedro Velho

1702_Adriano Bezerra da SilvaPoliciais civis da Delegacia de Pedro Velho localizaram, nesta terça-feira (16), um dos homens que são suspeitos de estarem roubando cavalos no município. Adriano Bezerra da Silva, vulgo “Canequinha”, foi encontrado em Lagoa de Dentro, distrito de Jacarau, na Paraíba, com um dos cavalos que foi roubado na cidade de Pedro Velho. A prisão do suspeito já foi solicitada pela Polícia Civil à Justiça.
Segundo testemunhas, que já reconheceram o suspeito, ele roubou um cavalo avaliado em R$ 20 mil, em outubro de 2015. De acordo com a investigação, no dia do crime os suspeitos entraram em uma propriedade, localizada no sítio Arisco, zona rural de Pedro Velho, portando um revólver calibre 38. Eles ameaçaram o proprietário da fazenda e levaram o cavalo que era usado em vaquejada.
Durante o interrogatório, Adriano Bezerra relatou que o outro comparsa que cometeu o crime é conhecido por “Neguinho” e que ele está preso na Paraíba, acusado pela prática de um homicídio cometido no Rio de Janeiro. A Polícia Civil de Pedro Velho já conseguiu recuperar 13 animais que foram furtados ou roubados no município.

55 municípios do RN que estão com irregularidades no transporte escolar

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) identificou falhas no transporte escolar em 55 municípios do Estado e determinou, em sessão do Pleno realizada nesta terça-feira (16), que as prefeituras de cada cidade procedam com as adequações necessárias. Além disso, determinou que a Secretaria Estadual de Educação e Cultura verifique, no prazo de 90 dias, se as irregularidades foram sanadas. 

As falhas foram identificadas em 73 convênios do Programa Estadual de Transporte Escolar Rural do Rio Grande do Norte, celebrado entre Estado e municípios para prover transporte para os estudantes das zonas rurais. O relator dos processos relativos ao tema, conselheiro Tarcísio Costa, aprovou com ressalvas as contas dos 73 convênios. Outros três – de Cruzeta, Nova Cruz e Passa e Fica – foram aprovados sem ressalvas. Entre as falhas apontadas pela equipe técnica da Diretoria de Administração Direta, estão a falta de comprovante de que os condutores foram aprovados em concurso especializado, ausência de comprovação de que os condutores dos veículos não cometeram infração grave nos últimos 12 meses, inexistência de comprovação de pintura da faixa horizontal na cor amarela, entre outros. 

"Muita coisa para ser feita", diz técnico do América-RN após vitória em estreia

América-RN - Guilherme Macuglia (Foto: Fabiano de Oliveira)Guilherme Macuglia está preocupado com a recuperação dos atletas (Foto: Fabiano de Oliveira)
Guilherme Macuglia estreou com o pé direito como técnico do América-RN. A vitória sobre o Estanciano, pela segunda rodada da Copa do Nordeste deixou o comandante satisfeito, mas não escondeu os erros que a equipe teve durante a partida. A alteração de esquema tático de três atacantes para três volantes deixou Macuglia preocupado com a recomposição da marcação no meio campo.
Nós tivemos, com o (Tiago) Dutra e o (Felipe) Macena, um poder de criação. Eles chegaram na frente e tiveram conclusões, então nesse aspecto foi bom. Mas a recomposição foi lenta e aí o Júlio Terceiro ficou muito exposto. Isso é um fator que temos que melhorar. Não tirar a capacidade de chegada, mas a proteção no setor defensivo tem que ser mais consistente. Tem muita coisa para ser feita - explicou o treinador.
Outra preocupação do técnico é com o desgaste e a recuperação dos seus atletas. No jogo contra o Estanciano, ele perdeu o zagueiro Gustavo ainda no início do segundo tempo e o meia Cascata, ambos sentindo a coxa.
- O desgaste está sendo grande. Se eu pudesse trocar oito jogadores nesse jogo, eu trocaria. Estamos perdendo jogadores. Cada jogo perdemos um ou dois. Então, nós temos que nos preocupar com a recuperação desses jogadores para a decisão - destacou.
O América-RN lidera o Grupo B da Copa do Nordeste, com quatro pontos, e um saldo de dois gols. Em segundo lugar está o Coruripe, também com quatro pontos, mas com um gol a menos de saldo. Em terceiro aparece o CRB, com três pontos. Na lanterna da chave está o Estanciano, que ainda não marcou pontos. 

Agripino é o novo líder da oposição no Senado


O presidente nacional do Democratas, senador José Agripino (RN) foi indicado nesta terça-feira (16) para assumir a liderança da oposição no Senado. A indicação, apresentada pelos senadores Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), traz como vice-líder o senador Ricardo Ferraço (ES).

Agripino destacou a união dos partidos de oposição como missão prioritária à frente da liderança. ‘“O momento vivido pelo país exige uma oposição unida e altiva. Vamos manter o foco na reconstrução do Brasil. Essa é nossa missão”, afirmou.

O líder democrata defendeu que os partidos de oposição analisem juntos as reformas estruturantes e a criação de uma agenda de salvação nacional, mas ressaltou a necessidade da base governista apresentar unidade na condução dos trabalhos legislativos. “O governo precisa mostrar unidade. O que não vamos concordar é que, estabelecida uma agenda de salvação nacional, a oposição vote a favor de temas que uma banda do PT vota de um jeito e a outra parte vota de outro”, declarou.

Para Agripino, o governo brasileiro não pode cobrar da oposição uma responsabilidade que é dele próprio. “Vamos mostrar de forma franca os erros praticados por essa gestão. E o governo tem obrigação de consertar o errado pela unanimidade dos seus votos. Não pode querer o sacrifício da oposição”, concluiu. 

PF prende colombiano que atuava como médico no RN

PF prende colombiano que atuava como médico no RNA Polícia Federal prendeu no final da tarde desta terça-feira (16) o colombiano Juan Carlos Velasquez Builes, de 47 anos, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pelo Supremo Tribunal Federal. O estrangeiro foi preso na cidade de Galinhos, distante pouco mais de 160 quilômetros de Natal, onde atuava como médico.
Segundo a PF, o colombiano é ex-prefeito da cidade fronteiriça de Letícia, na Colômbia, e atualmente trabalhava como médico na cidade potiguar. Procurado pela Interpol, a polícia internacional, Juan é acusado por crimes contra a administração pública, desvio de verbas públicas e exercício irregular de medicina, inclusive com envolvimento nas atividades das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).
Juan Carlos está preso na superintendência da Polícia Federal, em Natal.

Corpo de travesti é encontrado com marcas de 20 facadas

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Na madrugada desta terça-feira (16) o corpo de uma travesti de 36 anos, foi encontrado na esquina entre as ruas José Tadeu Cabral e Eurydice de Barros Esteves, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa-PB. Segundo a Polícia Civil, a vítima foi morta com 20 facadas. 

Segundo a polícia, moradores do bairro saíam de casa quando viram o corpo e ninguém soube explicar como aconteceu o homicídio. Além das facadas, a vítima estava com a orelha direita cortada, e foi encontrada uma pedra ao lado do corpo. 

O Portal Correio informou que os familiares prestaram depoimentos e segundo eles, a vítima não tem nenhum tipo de crime e que eles não sabem quais motivos do homicídio. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios de João Pessoa. 


Fonte: Jair Sampaio

Decisão judicial proíbe prefeito da capital de atrasar salário do funcionalismo


protesto prefeituraO juiz Airton Pinheiro, da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, determinou que a Prefeitura de Natal deve pagar os salários dos servidores até o último dia útil de cada mês, como rege a Lei Orgânica do Município. Na decisão, o magistrado define, inclusive, juros para os dias de descumprimento, que deverão ser aplicados aos salários dos trabalhadores no mês seguinte.
A regularização do calendário de pagamentos do serviço público municipal é fruto de uma ação do Sindicato dos Trabalhadores de Natal (Sinsenat). Para Soraya Godeiro, coordenadora da entidade, o momento é de comemoração, mas é necessário continuar alerta. “’Primeiro, o prefeito anunciou o atraso. Depois, tentou iludir os servidores com uma suposta antecipação. Sabíamos que é direito conquistado receber no último dia útil, por isso apelamos à Justiça’’, explica.
Confira decisão à íntegra:

PMDB poderá indicar Fred, Marcelo ou Laurita para vice de Carlos Eduardo





PMDB 2016À medida em que se aproxima o pleito municipal em 2016, o PMDB em Natal encontra-se num dilema sobre que nome indicar para a vice-prefeitura na gestão Carlos Eduardo (PDT), ou mesmo se vai continuar na administração do prefeito, como hoje se encontra ocupando duas secretarias. Caso a opção seja permanecer com Carlos Eduardo, o PMDB dispõe de nomes como os do secretário de Turismo Fred Queiroz, o presidente da Fecomércio Marcelo Queiroz, ou mesmo o de Laurita Arruda, esposa de Henrique Alves, que poderá aparecer como o nome mais provável para evitar a disputa entre o secretário de turismo municipal e o empresário Marcelo.

Câmara autoriza Caixa e BB a adquirirem ativos de bancos e de empresas de TI


CâmaraO Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nessa terça (16), por 280 votos a favor, 157 contra e uma abstenção, o texto da Medida Provisória (MP 695/15) que autoriza o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal a adquirir participação em empresas, inclusive no ramo de tecnologia da informação (TI). Faltam votar ainda os destaques.
A medida também reabre o prazo para clubes de futebol aderirem ao parcelamento de dívidas previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte (Lei 13.155/15). Com a aprovação, o prazo, que acabou no dia 30 de novembro do ano passado, foi estendido até o dia 31 de julho.

Jovem baleado com um tiro na cabeça ressuscitou na pedra do Tarcísio Maia.


Na tarde de ontem, 16 de fevereiro, os irmãos, Erivan Junior dos Santos faria de 22 anos de idade e Fábio Mendonça dos Santos de 20, foram baleados no Conjunto Vingt Rosado em Mossoró, por dois elementos de motocicleta.

Erivan tentou fugir, mas foi encontrado sem vida no muro da residência onde estava, na Avenida Epitácio de Carvalho. Fabio Mendonça, foi encontrado caído, na sala da casa com um disparo na cabeça e enquanto recebia atendimento da equipe do Samu, o Chefe de Investigação da Delegacia de Homicídios de Mossoró, recebeu a informação que ele havia morrido dentro da ambulância. 

Homem assalta mulher e é espancado pela população em São José de Mipibú

Populares tentaram linchar um homem na noite desta terça-feira (16) na cidade de São José de Mipibú, após ele praticar um assalto e ser contido por um popular. O linchamento só não foi concluído porque a Polícia Militar chegou.
Segundo a PM, após cometer um assalto no Conjunto Tancredo Neves, juntamente com um comparsa, ao empreenderem fuga pela Avenida Senador João Câmara, a dupla foi detida por populares, nas proximidades da escola CAIC. Um dos suspeitos conseguiu fugir, mas o outro acabou nas mãos da população indignada, e só não foi a óbito porque a guarnição da Força Tática acabou contendo os populares.
O suspeito que ficou com várias escoriações pelo corpo, foi levado delegacia de Polícia Civil na zona Sul de Natal para os procedimentos cabíveis.